
Da sesmaria do século XVIII à moderna cidade, representada por um dos maiores parques energéticos da América Latina, Paulo Afonso desponta no cenário turístico como um dos principais portões de entrada para a Região dos Lagos, que agora inaugura uma nova fase no incremento ao turismo aventura e ao ecoturismo. Os roteiros são diversificados e incluem a prática de esportes radicais, trilhas na caatinga, passeio fluvial no cannyon do rio São Francisco e visitas aos pólos de piscicultura. Os interessados em conhecer o processo de transformação da água em energia, podem ainda visitar o complexo hidroelétrico da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco.Distante 480 quilômetros de Salvador, 460 de Recife e 380 de Maceió, Paulo Afonso conta com um moderno aeroporto a 6 quilômetros da cidade e uma infra-estrutura turística que oferece cerca de mil leitos, bares, restaurantes e áreas de lazer. A cultura popular e o folclore, assim como a culinária e o artesanato, fazem parte do cardápio desta cidade que tem no surubim, no bode e no capão seus principais ingredientes da comida típica. No folclore, destaca-se a Associação de Cangaceiros de Paulo Afonso que se apresenta durante as principais festas da cidade, encenando as lutas entre o bando de Lampião e Maria Bonita contra as "volantes". As festas juninas, com suas quadrilhas e forrós, também são fortes atrativos para quem quer conhecer a autêntica cultura popular nordestina.

NÚMEROS GERAIS
Área: 1700,4 km² Clima: Quente e semi-áridoTemperatura média: 26°C
Altitude: 243 metros acima do nível do marPopulação: 97.291 habitantes
Densidade Demográfica: 57,22 hab/km²
Feriados.
28 de julho (Emancipação Politica) 4 de outubro (dia de São Francisco de Assis)
Distâncias
Salvador: 471 km - Aracaju/SE, 280 - Belém/PA, 1.835 - Belo Horizonte/MG, 1.646 - Brasilia/DF, 1805 - Cuiabá/MG, 2.926 - Curitiba/PR. 2.659 - Florianópolis/SC. 2.956 - Fortaleza/CE. 900 - Goiânia/GO. 2.002 - João Pessoa/PB. 553 - Maceió-AL. 347 - Natal/RN. 730 - Palmas/TO. 2.780 - Porto Alegre/RS. 3.364 - Porto Velho/RO 4.382 - Recife/PE. 443 - Rio Branco/AC. 4.916 - Rio de Janeiro/RJ. 1.923 - São Luiz/MA. 1.448 - São Paulo/SP. 2.236 - Terezina/PI. 898 - Vitória/ES. 1.515 (Guia Quatro Rodas) Garanhuns: 220 Km, Caruaru: 320 km
Acesso Rodoviário BR 101Limites Norte: Glória, Sul: Jeremoabo e Santa Brígida, Leste: Rio São Francisco, Oeste: RodelasPosição Geográfica - Definida pelas coordenadas é de 9º 24 de latitude sul e 38º 14 de longitude de W.Greenwitch.Hidrografia - O Rio São Francisco é o principal acidente geográfico do Município. Em seu leito está localizada a Cachoeira de Paulo Afonso, também chamada de "A Redenção do Nordeste".Usina de Paulo Afonso
Primeira hidrelétrica do Nordeste, inaugurada em Janeiro de 1913, por Delmiro Gouveia e chamava-se Usina Angiquinho.
Bandeira - Criada pela Lei nº 161/70, de 20 de janeiro de 1970.
PONTOS TURÍSTICOS
A cidade, hoje uma ilha artificial, é privilegiada pela natureza. Além das usinas e represas construídas pelo homem, Paulo Afonso foi agraciada pela natureza com paisagens belíssimas. As formações rochosas, os canyons do "Velho Chico" e a bela visão das cachoeiras, mesmo sem ser época de cheias, são deslumbrantes.
Modelo Reduzido - Uma réplica do Complexo Chesf, área de aproximadamente 1.000m2, com a reprodução em escala 1 por 75, de toda a região, onde se encontram Moxotó, PA I, PA II, PA III, PA IV, com a topografia exata.
Teleférico - Bondinho que cruza o "canyon", aproximadamente a 100 metros de altura. Com vista para a Furna dos Morcegos, Cachoeiras e Usinas.
Reserva Ecológica Raso da Catarina - Toda recoberta de floresta do tipo caatinga, com variedades de árvores em extinção e com uma belíssima formação rochosa.. Tem com destaque a Baixa do Chico, um "canyon" com aproximadamente 12 Km de extensão.
Monumento a Castro Alves - Símbolo da liberdade em forma de poesia.
Monumento Caminho das águas - Simboliza o trajeto do rio São Francisco. Uma estrutura feita com tubos de aço pelo artista plástico Aníbal Nunes, situado na Praça das Mangueiras.
Parque Belvedere - Homenagem do primeiro decênio aos primeiros Diretores da Chesf.
Monumento ao Trabalhador - Homenagem aos trabalhadores que construíram as usinas do Complexo Paulo Afonso.
O Touro e a Sucuri - Símboliza o domínio da natureza pelo homem.
A Mulher e o Cavalo - Simboliza a água se precipitando sobre as rochas.
Comportas do Capuxu - Abertas nos períodos de grandes enchentes.
Saltos do Croatá - Cachoeira belíssima que entra em sintonia com outra de tamanho esplendor: O Véu da Noiva.
Ilha do Urubu - Cachoeira principal de onde se vislumbra a Usina Angiquinho, o monumento a Castro Alves e o bronze colocado por Dom Pedro II.
Parque Belvedere - Marco do 1º decênio da Chesf, conhecido como Jardim dos Namorados.
Usina Apolônio Sales - Tem características técnicas diferentes das outras e abriga o "tapete verde", um belíssimo jardim com plantas ornamentais multicoloridas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário