Free Counter


Os melhores points de Paulo Afonso para quem gosta de aventura
Tema: Ecoturismo
Autor: Adriana Fernandes
Data: 16/12/2005
Canyon - É formado por um vale profundo, escavado na rocha. As encostas apresentam-se com diversas formas de relevo formadas pela ação erosiva da água e dos ventos. O Canyon pode ser apreciado de inúmeros locais com destaque para a vista a partir da Ponte Metálica que liga os Estados da Bahia e Alagoas na BR-110. O local é uma parte alta do Vale, que se inicia no lago Moxotó, a partir da Cachoeira de Paulo Afonso, e vai até as proximidades da cidade de Piranhas, em Alagoas. O canyon apresenta profundidades variadas que vão de 30 até 170 metros, extensão de 65 quilômetros (sendo considerado o maior canyon navegável do mundo) e largura também variável, entre 50 e 330 metros. O canyon do Rio São Francisco, pode ser apreciado em inesquecível passeio de catamarã, com locais para banhos e mergulhos. No Canyon são praticadas diversas modalidades de esportes de ação, como: rappel, tirolesa, canyoning, escalada e outros.Cachoeira de Paulo AfonsoA Cachoeira de Paulo Afonso é formada por diversas quedas d'água que se espalham pela rocha granítica, recortada em plataformas assemelhando-se a imensos degraus. O abundante volume de água cai sobre os "degraus" formando imensas áreas de espumas muito brancas que descem pela rocha a uma altura de aproximadamente 80 metros. Dentre as inúmeras quedas d'água destaca-se a do "Véu da Noiva". Com a construção das Usinas, as águas que formam a cachoeira foram represadas, permanecendo apenas um pequeno volume, o que permite observar melhor o belo conjunto de rochas polidas pelas águas durante milhares de anos. Em épocas programadas, as comportas da barragem são abertas num espetáculo de impressionante beleza. O acesso só é permitido com acompanhamento de guias.

Mirante da Cachoeira - Localizado na Ilha do Urubu, o mirante possui uma grande área verde, com jardins ornamentais e diversas pontes transpondo canyons e corredeiras. Num dos jardins está a estátua do poeta Castro Alves, em bronze, bem como, uma estrofe de seu poema em homenagem à Cachoeira, "Espumas Flutuantes". Outra placa de bronze homenageia a visita de D. Pedro II, em 1859. A área possui um bar construído em estilo rústico, sob uma torre de transmissão. Do mirante avista-se a primeira usina hidrelétrica do Nordeste, construída por Delmiro Gouveia em 1913, a "Angiquinho". À esquerda estão as belas quedas d'água da Cachoeira de Paulo Afonso, com aproximadamente 100 metros de altura apreciadas apenas em épocas programadas, quando as comportas da barragem são abertas. Avista-se, ainda, o canyon do Rio São Francisco, com seus paredões de rochas graníticas, com altura aproximada de 80 metros.
Bondinho - Bonde aéreo com capacidade para oito pessoas. Situado a cerca de 80 metros de altura, o bondinho percorre uma extensão de 360 metros, ligando a cidade de Paulo Afonso, localizada na margem direita do Rio São Francisco, ao município de Delmiro Gouveia, em Alagoas, localizado na outra margem. Durante o trajeto tem-se uma visão da Cachoeira de Paulo Afonso, das Tomadas de Água das Usinas PA I, II e III, dos Vertedouros da Usina PA IV e da Ponte Metálica que liga os Estados de Bahia e Alagoas (uso exclusivo da CHESF), bem como da furna do Morcego (esconderijo do Cangaceiro Lampião) e do Salto do Croatá. O teleférico funciona todos os dias, no horário das 8 às 17h. Durante o Eco Esportes Radicais é praticado rappel no bondinho, por equipes especializadas.
Prainha - Em seu entorno existe amplo estacionamento com uma boa arborização, além de 16 quiosques (bares) que oferecem comidas típicas, peixes, moluscos e crustáceos. Possui também quadra poliesportiva, pedalinhos, aluguel de lanchas e banana-boat. A praia tem extensão de aproximadamente dois quilômetros. É propícia para banho e esportes náuticos, onde são realizados campeonatos de prancha a vela e jet ski. Possui marina para ancoragem de embarcações.
Reserva Biológica de caatinga do Raso da Catarina é a única no mundo
Tema: Ecoturismo
Autor: Adriana Fernandes
Data: 16/12/2005
A reserva ecológica do Raso da Catarina é dividida entre reserva biológica e indígena, com extensão de 6.400 km², recoberta de vegetação do tipo caatinga e clima típico de área desértica: durante o dia a temperatura chega a 40°C enquanto que à noite é de até 10°C. A área de reserva biológica de caatinga é considerada única no mundo. Encontra-se sob fiscalização do IBAMA. Localizada na reserva indígena dos índios Pankararés, a baixa do Chico é a área mais visitada, com um canyon com 12 quilômetros de extensão, apresentando belíssimas formações rochosas esculpidas pelo vento parecendo castelos, torre e bispo do tabuleiro de xadrez, etc. Existe uma capela natural onde encontra-se um nicho com imagem identificada como de Santa Rita, esculpida pela erosão eólica onde, todos os anos, realiza-se grande romaria. A flora predominante é de xique-xiques, mandacarus, coroas-de-frade, facheiros, palmatórias, diversos tipos de bromeláceas, como a macambira e árvores como o juazeiro, umbuzeiro, jatobá, pereiro, etc. A fauna é rica em variedade de aves com coloridas plumagens e pequenos animais e refúgio de algumas espécies de micos e da arara-azul.
Usinas Hidrelétricas são construídas em meio à vegetação
Tema: Ecoturismo
Autor: Adriana Fernandes
Data: 16/12/2005
Usina Piloto - Construída na década de 40 com objetivo de fornecer energia para as obras de construção da Chesf, a usina-piloto tem à sua volta, uma paisagem composta por vegetação arbustiva nativa e um conjunto de rocha granítica de grande beleza. Possui um modelo reduzido da usina de Paulo Afonso I. O acesso à casa de máquina é feito descendo-se uma escada de 180 degraus que termina numa cachoeira. As águas formam uma piscina onde se pode tomar banho. Possui uma unidade geradora de 2.000 kw. Atenção: só é possível a visita à usina com a autorização da Chesf.
Usina PA I, II e III - Construídas também na década de 40, aproveitado o desnível natural do rio São Francisco, no local onde se encontra a Cachoeira de Paulo Afonso. A P. A. I. tem 3 unidades geradoras com 180.000 kw, a P. A. II tem 6 unidades geradoras com capacidade instalada de 480.000 kw e P. A. III 4 unidades geradoras, com capacidade de 864.000 kw. O início da operação comercial dessas usinas foi em 1955. As usinas suprem as necessidades de energia no Nordeste, sendo o seu consumo per capita de 793.1 kw/hab/ano em 1992. As usinas se constituem nos principais atrativos turísticos da região, com visitas programadas nas agências de viagens e guias de turismo. A usina P. A. I possui uma infra estrutura exemplar pois, para a sua construção, foram utilizadas as rochas naturais da região empregadas para tetos, paredes, pisos, muros, etc.
Usina PA IV - A Usina P. A. IV possui uma das maiores cavernas do mundo. Tem 210 metros de extensão, 24 de largura, 55 de altura e queda útil de 112 metros. Para sua construção foram escavados 83 milhões de metros cúbicos de rochas. Foram aproveitadas as condições topográficas locais sendo construída nas margens do canyon do Rio São Francisco. Sua unidade geradora é de 410.000 Kw de capacidade instalada com potência total 2.460.000 Kw. As Usinas se constituem nos principais atrativos turísticos da região, com visitas programadas nas agências de viagens e guias de turismo.
Usina Apolônio Sales - Com o crescente consumo de energia elétrica no Nordeste houve a necessidade de se construir um reservatório de reposição no Rio São Francisco, com objetivo de garantir permanentemente o abastecimento de água necessário à operação de suas usinas. Inicialmente chamada Usina hidrelétrica de Moxotó, atualmente é conhecida como Usina Apolônio Sales, em homenagem ao idealizador da CHESF.Sua construção teve início na década de 70. Abrange quatro quilômetros à montante do barramento das Usinas P. A. I, II e III, com um reservatório de 100 km², acumulando 1,2 bilhões de m³. Na casa de máquinas tem-se quatro unidades geradoras, acionadas por turbinas Kaplan, totalizando uma potência de 440.000kw. A água que aciona as turbinas P. A. I, II e III passa primeiramente nas turbinas ou no vertedouro da Usina Apolônio Sales.
Usina Angiquinho - Possui um canal lateral aberto na margem direita do seu reservatório, e a partir deste reservatório tem se uma queda hidráulica para geração de energia elétrica 20% superior às Usinas P. A. I, II e III. Na usina Apolônio Sales, com características técnicas diferentes das outras, está o Tapete Verde, um belíssimo jardim com plantas ornamentais multicoloridas.
Arquitetura e monumentos são outras atrações de Paulo Afonso
Tema: Ecoturismo
Autor: Adriana Fernandes
Data: 16/12/2005
Igreja de São Francisco de Assis - Templo católico-romano construído em 1949 sobre pequena colina. Tem estrutura em pedra da própria região. A nave tem 90 metros quadrados e sua bancada de madeira comporta 60 pessoas. Torre lateral esquerda com sino de bronze a 9 metros de altura. Na parede de fundo, imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, impressa em alto relevo. Nas paredes laterais, as estátuas de São Judas Tadeu, N. S. da Conceição e de São José, além dos quadros que representam a Via-Crucis de Jesus. Na única porta de madeira, algarismos romanos vazados simbolizando os 10 mandamentos. Arquitetura lembrando capelas medievais. Em 4 de Outubro, dia de São Francisco, grande festa em seu pátio. Aberta ao público diariamente, das 17 às 20h. E ainda: Parque das Mangueiras, Parque Belvedere, Ginásio de Esportes Luiz Eduardo Magalhães, Parque de Exposições Djalma Wanderley, Centro Cultural Raso da Catarina, Monumento O Touro e a Sucurí, Estação de Piscicultura da CHESF, Centro de Cultura Lindinalva Cabral, Modelo Reduzido do Complexo de Usinas, Passeio de Catamarã, Praça do Trabalhador, Praça Abdon Sena.
A tradição da cidade é exposta no artesanato e folclore
Tema: Ecoturismo
Autor: Adriana Fernandes
Data: 16/12/2005
Artesanato - A cultura artesanal do município, concentra sua produção em: madeira, couro, corda, cipó, palha, cerâmica utilitária, pedra, retalhos, crochê, tapeçaria, tecelagem, pinturas à óleo em tela, destaque para o artesanato da Malhada Grande (povoado local) com suas redes, rendas e artigos produzidos em teares. Folclore Por ser uma cidade jovem, poucas manifestações folclóricas são encontradas. Destacamos: Grupo Cangaceiros e Volante, Banda de Pífanos, Quadrilhas e Pastoril. Exposições e Festas Fevereiro - Carnaval Março - Exposição de Caprinos e Ovinos Março - Rally Abril - Eco Esportes Radicais Maio - Festa de Nossa Senhora de Fátima Junho - Festa de São João Junho - Festas de Santo Antônio e São Pedro Julho - Festival da Tilápia Agosto - Exposição e Feira de Animais Setembro - Copa de Velas Outubro - Semana do Modernismo Outubro - Novenário do Padroeiro São Francisco de Assis Novembro - Feira de Negócios em Paulo Afonso - FENPA Dezembro - Festas Natalinas
Ecoturismo - Trilhas
Autor: Adriana Fernandes
Data: 16/12/2005
Trekking na Serra do Umbuzeiro - A Serra do Umbuzeiro, localizada no distrito do Riacho, é cenário para uma boa caminhada até o ponto mais alto de Paulo Afonso. O passeio envolve contato com a vegetação típica do semi-árido, belas formações rochosas de arenito, grutas, cavernas e pinturas rupestres. Do alto dos seus 500 metros tem-se uma fabulosa visão em 360 graus do município de Paulo Afonso. A caminhada em si não envolve grandes dificuldades, mas o sol forte cobra o seu tributo exigindo do visitante, chapéu, filtro solar e muita água.
Trekking na Furna do Morcego - Tendo como ponto de partida a usina Angiquinho, o visitante volta ao passado na visita à pioneira usina e seguindo os trilhos da ponte que ligava a margem esquerda do Rio São Francisco à Ilha de Angiquinho, segue por uma trilha que passa pela segunda usina de Angiquinho, obra nunca concluída, um marco do incansável espírito empreendedor de Delmiro Gouveia. Chegando à entrada da Furna do morcego, o visitante tem a seu dispor um delicioso banho nas águas calmas do Rio São Francisco, entre paredões de um cânion de 80 metros de altura.
Trekking no Raso da Catarina - O raso é dividido entre reserva biológica e indígena. Para aqueles que gostam de caminhar, o Raso da Catarina é a verdadeira prova de fogo. Título muito adequado não apenas pela presença de um sol escaldante, mas também pelo fato do solo ser de areia pura, o que dificulta o desempenho do andarilho. Fundo de um antigo mar interior, o Raso é só areia, coberto por uma vegetação arbustiva, onde as sombras são limitadas a poucas árvores, que milagrosamente conseguem crescer frondosas num dos locais mais inóspitos do mundo. Localizada na reserva indígena dos índios Pankararés, a baixa do Chico, é um canyon seco com 12 km de extensão no coração do Raso, desafiando àqueles que se atrevem a percorre-lo.Os obstáculos a serem vencidos são o calor, a sede, o cansaço e as dores musculares. As recompensas são as vistas dos belos paredões da única reserva biológica de caatinga no mundo e a experiência de percorrer trilhas que no passado apenas cangaceiros, como os de Lampião (que se conta ter escondido uma botija repleta de ouro no local) eram capazes de enfrentar.
Natureza exuberante é o local perfeito para a prática de esportes radicais
Tema: Ecoturismo
Autor: Adriana Fernandes
Data: 16/12/2005
Paulo Afonso é considerada hoje, a capital nacional dos esportes radicais, sua natureza exuberante e suas formações geológicas fazem da cidade um local ímpar para prática das várias modalidades de esportes de ação.
Base Jump - O próprio nome do esporte já diz B.A.S.E. (building, antena, span e earth formations) que traduzindo fica: prédio, antena, ponte e formações naturais (como as montanhas). É um salto de pára-quedas que é realizado de qualquer ponto que tenha uma altura mínima necessária, para que dê tempo do pára-quedas abrir. O pára-quedas é especial para uma abertura rápida e deve-se ter muita técnica para realizar um salto. O atleta Sabiá (recordista sul-americano em Base Jump) é quem realiza as apresentações de Base Jump em Paulo Afonso.
Bicicross - É realizada em Paulo Afonso a etapa do Campeonato Brasileiro/Nordeste de Bicicross. O evento reúne os melhores competidores do Nordeste.
Bungee Jump - Em Paulo Afonso é praticado na Ponte Metálica (86 metros de altura) sobre o canyon do Rio São Francisco. O local é point para atletas de todo Brasil e já coleciona vários recordes da modalidade.
Kite Surf - É uma prancha ligada por cordas e talos de Windsurf, funcionando como bexigas que ao serem infladas forman o esqueleto do Kite Surf. O perfil aerodinâmico como uma asa, puxa a prancha que desliza sobre a água, alcançando uma velocidade conco vezes maior que a velocidade do vento e ao sair da água permite manobras de até 45 graus e loopings. A Prainha é ótima para a prática do esporte.
Rappel na Ponte Metálica - Fazer rappel na ponte Dom Pedro II é um verdadeiro tira-teima para qualquer aventureiro. Com altura de 84 metros, a ponte construída há quarenta anos impõe respeito, mas recompensa aqueles que a desafiam com uma bela paisagem disponível só aos corajosos.Um mergulho nas margens do Rio São Francisco é uma opção, mas a forte correnteza exige cautela, porém não impede que o aventureiro se refresque antes de enfrentar o desafio de subir os 300 degraus de retorno.
Rappel, Tirolesa e Canyoning no Angiquinho - A visita ao Angiquinho é por si só uma viagem ao passado, onde o visitante pode sentir o quanto foi ousada a iniciativa de Delmiro Gouveia e quanto foram fortes os homens que liderou. Paralelamente, o visitante poderá sentir a emoção de fazer um rappel de 40 metros de altura e uma tirolesa da mesma altura e de 100 metros de comprimento, além de poder tomar um delicioso banho na cachoeira do lago formado pelas águas do Velho Chico praticando o canyoning e tendo a visão dos colossais paredões de rocha da Cachoeira de Paulo Afonso.
Rally - Em Paulo Afonso acontece anualmente o campeonato da tilápia que é dividido em várias etapas, inclusive sediando a abertura do Campeonato Baiano de Rally.
Skate - Paulo Afonso conta com uma pista de Skate e são realizados vários campeonatos durante o ano.
Sky Surf - É um esporte praticado em duplas. O salto é realizado de um avião ou helicóptero a uma altura de 4 mil metros e, enquanto um surfa no ar, o outro filma. Juntos realizam manobras durante os primeiros 40 segundos de queda livre e após alguns minutos é realizado o pouso de pára-quedas. Durante os segundos de queda livre é possível voar por cima ou por baixo do parceiro, encostar as mãos e o que a criatividade e a habilidade permitirem. Os atletas Sabiá e Formiga, praticantes deste esporte, costumam dar show no céu de Paulo Afonso.
Supercross - É realizada em Paulo Afonso a etapa do Campeonato Brasileiro de Suprecross, este é o maior evento do gênero na região e reúne os melhores pilotos do Brasil. Trike, Fly Boat e Hidro Triker - Durante o mês de novembro acontece em Paulo Afonso o encontro nacional de aeronaves experimentais. O Fly Boat e Hidro Triker são espécies de Trike que tem capacidade de decolar e pousar na água.A Prainha é o local ideal para o passeio nestas máquinas, pois permite decolagens e pousos tranquilos, sem a necessidade de operar com rota.Informações úteis - Paulo Afonso conta com equipes especializadas em treinamento de esportes de ação: AcquaSports: (75) 9968-1794 - Serginho Kalangos Escola de Aventuras: (75) 3281-1037 - Pasur
Nenhum comentário:
Postar um comentário